quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Interlaken


Interlaken



Está localizada entre os lagos Brienz e Thun e entre as montanhas Jungfrau, Mönch e Eiger.
A rua Höheweg é a principal da cidade.
A partir de Interlaken, dois outros passeios às montanhas levam ao Harder Kulm, com o funicular subindo a 1.323 m de altitude, para um platô com vista para os grandes lagos, e a Schynige Platte, sede de jardim botânico e hotel a 1.967 m de altitude. A linha de trem de Wilderswill para Schynige Platte está em operação há quase 120 anos, desde 1893.
Existem dois supermercados famosos na Suíça, o Migros e o Coop. O Migros é identificado pelo M de cor laranja. Quanto mais “M”s (M, MM, MMM), mais especializado é. Em alguns dá até para almoçar.
Em Interlaken, o lugar ideal para conhecer a preparação de trufas, pralinés e barras do legítimo chocolate suíço é a confeitaria Schuh, que também funciona como escola de chocolatiers.


Passeios a partir de Interlaken

Jungfraujoch



O principal passeio é o do Jungfraujoch. O passeio começa na estação Interlaken Ost. A cremalheira sobe a 23 km/h, o que é ótimo para apreciar a paisagem. 20 minutos depois é a primeira parada, em Lauterbrunnen, e a partir daí a subida é mais íngreme, até Kleine Scheidegg (onde tem um sorvete delicioso), a 2.061 metros.
Quase duas horas e meia depois, estamos no Jungfraujoch e avistamos o Eiger (ogro), o Mönch (monge) e Jungfrau (a virgem). Existe uma lenda que diz que o monge protege a virgem dos ataques do ogro, o que é uma metáfora para a inacessibilidade do pico, de séculos atrás.
Após acostumar-se com a altitude e o frio, podemos conhecer o Eispalast (Palácio de Gelo), uma enorme galeria de túneis esculpidos no Glaciar Aletsch, maior geleira da Europa com 23 km de comprimento. Então,  pegamos o elevador para chegar ao observatório Sphinx, a partir do qual em dias de sol pode-se avistar a Floresta Negra, na Alemanha e o Mont Blanc, na França. Tem também o parque de esqui e snowboard.
Há um restaurante panorâmico do Sphinx, o Top of Europe.

Na volta, sugiro voltar por Grindelwald, um vilarejo lindo onde próximo podemos encontrar Grindelwald First, uma gôndola que tem uma linda vista. Lá tem também um lindo lago à beira da geleira e lojinhas com lembrancinhas.

No caminho ao Jungfrau, logo acima de Lauterbrunnen, também estão Murren e também Wengen, que é uma linda cidade debruçada no precipício. 




Todas estas paradas podem ser feitas sem problemas em seu passeio, e com certeza valem à pena, se tiver um tempinho sobrando.

Os trajetos entre Interlaken e Grindenwald e entre Interlaken e Lauterbrunnen estão 100% incluídos no Swiss Pass.
O trecho Grindelwald-Kleine Scheidegg-Lauterbrunnen custa 62,40 francos suíços (52 euros). Portadores de Swiss Pass têm 50% de desconto.
O trecho Kleine Scheidegg-Top of Europe-Kleine Scheidegg custa 112 francos suíços (94 euros). Portadores de Swiss Pass têm 25% de desconto.

Schilthorn



Outro conhecido mirante, acima do vale Lauterbrunnen. Para chegar lá, toma-se o caminho de Mürren e Gimmelwald e um teleférico no último trecho, até chegar ao restaurante giratório Piz Gloria, onde foi filmado um dos filmes 007.





Passeio nos lagos



É maravilhoso fazer um cruzeiro pelo Lago Thun, onde tem o Castelo Oberhofen, do século XIII, com sua fortaleza medieval e sua torre do lago. O grande parque do castelo tem fama de ser um dos mais magníficos da região dos Alpes. Importante: esse passeio pode ser feito de abril a outubro.





Lauterbrunnen


Lauterbrunnen também está no caminho do passeio ao Jungfrau, mas acho que vale à pena reservar boa parte de um dia para visitar este lindo vilarejo, que tem vistas maravilhosas. Lá existe uma rua principal, que tem três cachoeiras. Lauterbrunnen na verdade tem inúmeras cachoeiras, mas algumas exigem uma caminhada maior e outras estão mais escondidas na vegetação.
A cachoeira mais famosa de lá é Staubbach, que é acessada através de uma pequena trilha.
Se quiser, é possível subir em um teleférico (Goldelbahn) que passa pertinho das cachoeiras.
Lá também ficam as cataratas de Trümmelbach, também parte das 72 cataratas de Staubbach, que são as únicas quedas d´água de geleira subterrâneas do mundo acessíveis por elevador, trilhas e plataformas e que carregam a água de degelo das geleiras do Jungfrau vale abaixo. São 20 mil litros de água por segundo.
Dá para subir de elevador até quase o topo, então o passeio não chega a ser cansativo.


Harder Kulm



É o mirante de Interlaken, cujo trajeto é feito por um funicular moderno que usa trilhos centenários e leva 8 minutos entre a sua estação e o topo. A vista é linda e tem um restaurante no topo cuja especialidade é rösti, gororoba de batata que é como um PF Suíço de todas as horas. O passeio opera entre o final de abril ao final de outubro. Custa 22 euros e portadores de Swiss Pass têm 50% de desconto.


Cavernas de São Beato (abril a outubro)

Lindas cavernas com stalagmites e stalactites, com cores e formatos bizarros.


Zermatt a partir de Interlaken



Hinterdorf é a parte histórica de Zermatt, onde não circulam carros.

O esqui pode ser praticado o ano todo na região, cujo pico principal é o Matterhorn, paisagem utilizada pelo chocolate Toblerone e outros.

A viagem desde Interlaken leva por volta de 2h15, com baldeação em Visp (onde se pega um trem panorâmico da Matterhorn Gotthard Bahn, com vista panorâmica mesmo na segunda classe e está incluído no Swiss Pass) e em Spiez.
O passeio até Gornergrat (3.100 m de altitude), que é o melhor ponto de observação do Matterhorn, é uma cremalheira e então um teleférico para o pico Stockhorn. O trem sai da estação Gornergratbahn, que fica em frente à estação principal de Zermatt, e leva 35 minutos cada trecho (1h10 ida e volta). O Swiss Pass dá 50% de desconto no preço de 70 euros.

Um comentário:

  1. Oi Ci... gostaria de saber se 23/04 a cremalheira já está funcionando? Queria fazer todo o passeio: teleférico, cremalheira e barco... sabe qto fica? Tenho tickets do trem do corcovado e sei que tem desconto. ..

    ResponderExcluir