sábado, 29 de setembro de 2012

Bruxelas



Famosa por seus chocolates e cervejas, Bruxelas não é apenas capital da Bélgica, mas também da Europa, pois é sede da União Européia. Possui mais de um milhão de habitantes que falam flamengo (dialeto holandês), francês e alemão e é dividida em 19 distritos, sendo que a cidade de Bruxelas propriamente dita é muito menor e dividida em duas áreas principais: a Cidade Baixa, região mais pobre, e a Cidade Alta, onde reside a aristocracia.

Como chegar
Você pode chegar a Bruxelas de avião pelo Aeroporto de Zaventem (BRU), localizado em Zaventem, ou pelo Aeroporto de Charleroi Bruxelas Sul (CRL), localizado em Gosselies ou de trem, sendo que as estações principais são Brussel-Zuid (ou Bruxelles-Midi), Brussel-Centraal (ou Bruxelles-Central) e Brussel-Noord (ou Bruxelles-Nord), que estão interligadas com as estações de metrô.

Como se locomover
Em Bruxelas você pode utilizar ônibus, bondes e metrôs, sendo que a Cidade Baixa é bem servida por bondes, mas muitas ruas são reservadas para pedestres, então o ideal é locomover-se a pé. Na Cidade Alta, a melhor opção é tomar um ônibus. As estações de metrô também são bem localizadas e oferecem fácil acesso às principais atrações e existe o 1 Day Pass, com o qual é possível passar o dia todo utilizando o metrô por 4,50 euros.
Você consegue encontrar diversas informações sobre transporte em Bruxelas, inclusive preços, no site: http://www.stib.be/sedeplacer_zichverplaatsen.html?l=en.

O que fazer em Bruxelas

Grand Place 2-4, Rue Royale.Metrô Bourse (Beurs)



A Grand Place, construída entre os séculos XIII e XV, é o Centro geográfico, histórico e comercial da cidade e possui em seu entorno casas que pertenceram a reis e nobres no passado. Os prédios mais procurados são o Hotel de Ville (prefeitura) e La Maison du Roi, onde, apesar do nome, nenhum rei morou, mas que foi na verdade usado como cadeia temporária ou como coletoria de impostos e abriga agora o Musée de La Ville, além de cafés, cervejarias e lojas de chocolate. A Grand Place é o principal ponto turístico de Bruxelas e fica próxima à Estação Central.
Descendo o Grand Place há inúmeras lojas de souvenirs onde podem ser comprados os famosos chocolates belgas. No Delirium Café, também próximo à Grand Place, são vendidos 2491 tipos de cerveja.

Manneken Pis Stoofstraat, 46. Metrô Anneessens ou Gare Bourse (ônibus)




A estátua do menininho fazendo xixi é um dos símbolos da cidade e fica em uma esquina saindo da Grand Place. Nas festividades ele costuma ser vestido com trajes diferentes (existem em torno de 850).
Não se sabe ao certo o que inspirou a obra, mas conta-se que no século XII o filho de um duque foi pego urinando em uma árvore, bem no meio de uma batalha.
Existem algumas réplicas do menininho pelo mundo, inclusive uma no Rio de Janeiro, o “Manequinho”, que fica em frente à sede do Botafogo e foi feito pela comunidade belga do Rio.

Centre Belge de La Bande Dessinée Rue des Sables, 20



É um museu que reflete a paixão dos belgas pelas tiras de quadrinhos.
Existem exposições do Tintin e dos Smurfs, além de uma série de cartoons em tamanho natural e uma mostra que explica os estágios de criação dos quadrinhos.


Cathédrale Sts-Michel et Gudule Parvis Ste-Gudule www.cathedralestmichel.be


É a igreja nacional da Bélgica, um dos mais belos exemplos da arquitetura gótica do Brabante cujas obras começaram em 1226 e perduraram por 300 anos. Foi muito saqueada, mas ainda tem um magnífico vitral do século XVI que representa o juízo final.


Palácio Real (Palais Royal) Rue Brederode, 16. Metrô Trone (Troon) www.monarchie.be



Residência oficial da monarquia belga, tem um belo jardim e é um dos mais belos edifícios antigos da Cidade Alta, que teve sua construção iniciada na década de 1820. Possui um Salão dos Espelhos, semelhante ao de Versalhes.

Place Du Grand Sablon e Bairro do Sablon



A Place Du Grand Sablon é como um patamar entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa, em cuja extremidade fica a belíssima igreja Notre Dame do Sablon, dotada de alguns dos mais gloriosos vitrais da Europa. No bairro também ficam mercado de quinquilharias, Parque d’Egmont e lugares bem tranquilos para saborear uma cerveja belga.

Edifício do Parlamento Europeu Rue Wiertz, 60. Metrô Trone (Troon) ou Gare Bruxelles-Luxembourg (bonde).



Moderno complexo de vidro e aço situado atrás da estação de trens do Quartier Léopold, é uma das sedes do Parlamento Europeu.

Parque do Cinquantenaire Avenue de Tervuren - Metrô Merode ou Schuman



Inaugurado em 1880, é o maior parque da cidade. Lá você encontra o Arco do Triunfo do Cinquantenaire, os Musée du Cinquentenaire, o Musée Royal de l´Armée et d´Histoire Militaire e o Autoworld, que tem uma das melhores coleções de automóveis do mundo.

Bruparck Boulevard du Centenaire



Situado nos subúrbios da cidade, é muito visitado pela Mini-Europe, que tem mais de 300 miniaturas das principais atrações da Europa.
Acima do Bruparck ergue-se o Atomium.

Atomium Bld. du Centenaire, Heysel. Metrô Heysel (Heizel) - www.atomium.be



Pode-se ir de bonde elétrico para o Atomium (estação Centenaire, linhas 19, 23 e 51).
O Atomium é um átomo gigante símbolo da cidade, mas é na verdade uma molécula (célula unitária do cristal de ferro), aumentada 165 bilhões de vezes, com 102 metros de altura. Representa uma época de descobertas científicas e fica na parte mais moderna de Bruxelas.  Em cada um dos nove círculos do Atomium existe uma sala de exposições que pode ser visitada, além da vista panorâmica da cidade. Ao lado do monumento fica uma mini Europa (um complexo por onde podemos ver os principais monumentos em miniatura do continente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário