domingo, 30 de setembro de 2012

Amsterdã


A Holanda fica abaixo do nível do mar, e é famosa por seus moinhos, tulipas e bicicletas.

Amsterdã tem muitos canais e um estilo de vida bem jovem, as ruas são movimentadas, as calçadas quase não se separam das ruas (tome cuidado para não ser atropelado por um tram ou pelas bicicletas), a prostituição é legalizada e a maconha também (não que faça com que haja libertinagem ou desrespeito, não é tudo bagunçado).

A Dam Square é a principal praça da cidade e fica a uns 700 metros ao sul da principal estação de trem.
O Albert Heijn é um supermercado que tem várias coisas interessantes pra comprar, tanto pra comer lá na Holanda, como para trazer para o Brasil, como as stroopwafles (veja mais abaixo).

Se você quer um jeito fácil de saber como chegar a algum lugar em Amsterdã, acesse https://9292.nl/en/. Neste endereço, você pode realizar uma busca e descobrir detalhadamente como chegar em algum lugar.

A maioria dos locais fala inglês, então, se precisar de alguma informação, será fácil consegui-la.

A água da torneira pode ser bebida, sem problemas.

Sugestões: não compre nada na rua e ignore mendigos que te pedirem trocados.

Ah, em alguns períodos do ano chove bastante e acaba sendo quase inevitável se molhar. Existe um site, o BuienRadar.nl que mostra as tempestades traiçoeiras que estão para acontecer, assim dá pra programar melhor os horários de andar e os de comer, passear em museus, etc.

O centro histórico de Amsterdam possui diversos canais, através dos quais a maioria dos pontos turísticos pode ser acessado. Assim, uma das possibilidades de locomoção na cidade é através do Canal Bus, para o qual pode ser adquirida uma passagem de um dia todo. 
Além disso, a cidade é facilmente percorrida à pé e de tram (bonde). Porém, o meio principal de locomoção é a bicicleta, existem milhares delas espalhadas pela cidade.
O tram é um transporte caro (www.gvb.nl), mas se for utilizar, compre com antecedência nas máquinas ou guichês da GVC nas estações de metrô o OV-Chipkaart, válido por 24 horas.
Existem também os Stop and Go, uma espécie de mini-ônibus, que tem o trajeto um pouco menos abrangente do que o tram, mas é mais barato.

Tax Refund

A Holanda tem o esquema de Tax refund, ou seja, você pode pedir reembolso do imposto pago. As lojas que oferecem esta possibilidade possuem o selo de Tax Free Shopping. Funciona assim: É cobrado um imposto de 15,97% incluído no valor do produto. Todos os turistas residentes fora da União Européia podem pedir reembolso em dinheiro, depósito em cartão de crédito ou cheque internacional caso gaste mais de 50 euros em uma única loja e o valor a ser devolvido chega a até 13,75%, após descontados os custos administrativos.

 Para conseguir o reembolso: 1. Faça compras acima de 50 euros em lojas com a logomarca Global Refund Tax Free Shopping e peça seu cheque de reembolso (é necessário apresentar o passaporte e solicitar o formulário de solicitação de devolução de imposto).; 2. Antes de fazer o check in no aeroposto, dirija-se ao balcão de reembolso da Global Refund situado no terminal 3 em frente ao balcão 22 e apresente os recibos de compra, passaporte, passagem aérea e os cheques recebidos nas lojas. Serão verificados os produtos e lhe será entregue o dinheiro imediatamente. Se já tiver feito o check in, a diferença será que apresentará o cartão de embarque ao invés da passagem. Caso o portão de embarque esteja fechado, dirija-se ao agente alfandegário do terminal 2 ou 3, que irá carimbar os cheques e você poderá descontá-los no Banco ABN-AMRO no terminal 2.

Comida

A Holanda também tem comidas típicas.
Se o seu orçamento está curto, o Febo é um dos lugares mais baratos para se comer, é um fast food bem típico por lá.
Dizem que em Amsterdã o serviço em restaurantes, bares e lanchonetes e lento, atrapalhado e mal-educado. Por isto mesmo, eu acho, não é necessário deixar gorjeta. Se for deixar, pode somente um arredondamento. Os 10% quase ninguém deixa.

Não deixe de experimentar as batatas fritas no cone com maionese (ou catchup, se preferir), que são clássicas.

Você vai encontrar também bastante croquete por lá. Até no McDonalds tem um lanche com ele, o McKrokete.

Outros pratos tipicamente holandeses são o "boerenkool" (um tipo de couve), o "rookworst" (salsicha defumada), a "borstplaat" (pasta de açúcar).

Além desses, existem uns espetáculos à parte:
- A torta de maçã com chantili (Applegebak met slagroom);
- Laticínios em geral (queijos, iogurtes, sorvetes, etc.): Não deixe de comprar um queijo em um supermercado, por exemplo, um Gouda e um iogurte de baunilha orgânico;
- Stroopwafel: é um biscoito delicioso recheado de caramelo que você coloca como tampa na caneca ou xícara de café (existe para os dois tamanhos) por dois ou três minutos, o que bloqueia a saída do vapor quente. Aí, o caramelo derrete e o biscoito absorve um pouco do aroma do café. Hmmm....


O que fazer em Amsterdã

Het Museumplein



É a praça dos museus, que abriga o Museu Van Gogh e o Rijhsmuseum e a placa “IAMSTERDAM”, onde acontecem os principais festivais da cidade.
Na praça há espaço para jogar bola, relaxar, aproveitar o espelho d'água, relaxar. Tem um supermercado na ponta sul e um concert hall (Het Contertgebouw).

Museu do Van Gogh http://www.vangoghmuseum.nl




Paulus Potterstraat 7
Aberto diariamente das 10h00 às 18h00, exceto sextas, que fica aberto até as 22h00

Imenso museu que abriga a maior coleção do mundo de pinturas e desenhos de Van Gogh, além de obras de amigos, obras que o influenciaram e uma área de exposição temporária.

Aí, é possível apreciar a trajetória deste grande pintor holandês, pois existem quadros de todos os seus períodos artísticos.


Rijksmuseum www.rijksmuseum.nl


É um marco de Amsterdam e tem uma enorme coleção da arte holandesa. O museu é tão grande que você não vai conseguir conhecê-lo direito em uma só visita. Então, se planeja ir somente uma vez a este museu, é importante saber que as peças mais importantes estão na ala Philips, que tem uma parte no térreo e uma no primeiro andar, à direita e ao fundo do museu.



Tour nos canais www.canal.nl




Amsterdam é cortada por muitos canais, e vale muito à pena fazer um passeio, oferecido por diversas empresas e de diversas formas, que passa por vários locais históricos e interessantes da cidade.


Red Light District



O famoso bairro da luz vermelha possui vitrines em que as prostitutas são expostas. Tem de todo tipo de mulher, bonitas, feias, gordas, magras, pra todos os gostos. Mas não tente tirar fotos, você pode ser advertido ou até mesmo ficar sem sua câmera.
Apesar da prostituição liberada, o bairro não é uma bagunça total, e é bastante policiado. Como é turístico, tem muitas pessoas transitando pelas calçadas, inclusive famílias.

Coffee Shops

Os coffee shops de Amsterdam são muito diferentes do que estamos acostumados. Isto porque neles é permitido o consumo de maconha, que é vendida em diversos formatos: pirulito, bolo, bala, etc.
Mas lembre-se: o consumo da maconha é permitido somente dentro destes coffee shops e não pelas ruas. Aliás, também não é permitido beber nas ruas.
Está em estudo a possibilidade de proibição de venda da droga para turistas, o que já vem ocorrendo em outras cidades da Holanda.


Passeio pelo Jordaan



Jordaan é um bairro antigo e muito bonito que foi por séculos da classe trabalhadora e hoje é tomado por artistas, estudantes e profissionais liberais. Se tiver tempo, vale a pena passear por lá.
No bairro há uma torre (Westerkerk) de 85 metros de altura, de onde temos uma bela vista panorâmica da cidade. É onde fica também a casa de Anne Frank.

Casa de Anne Frank (Anne Frank Huis) http://www.annefrank.org/

Prinsengracht 267

Geralmente abre às 9h00 e o horário de fechamento varia de 19h00 às 22h00 dependendo da época.
Quem não ouviu falar do diário de Anne Frank? Nos anos 40, com 13 anos, Anne ganhou um diário de seu pai e registrou a vida que ela e a família judia tiveram escondidos em um anexo atrás da empresa de seu pai, em total confinamento por uns dois anos, após terem fingido fugir para outro país quando os nazistas invadiram a Holanda e passaram a mandar os judeus para os campos de concentração. Em um determinado momento eles foram descobertos, presos e enviados para o campo de concentração, sendo que todos morreram, a exceção de seu pai, que quando retornou a Amsterdam e descobriu o diário da filha, resolveu publicá-lo.
Hoje, a casa onde a família ficou escondida é um museu, que vale a pena ser visitado.


Leidseplein


É uma praça muito agitada próxima ao Vondelpark, que é um centro de compras e também um dos melhores centros noturnos de Amsterdam, com pubs irlandeses, cafés e casas de shows.

Tem muitos artistas de rua, desde acrobatas até músicos, e muuuitos turistas.
Lá fica um jardim dos lagartos e a inscrição em latim “homo sapiens non urinat in ventvm”.
Para chegar lá, você pode ir pela Leidstraat andando, vendo as lojas, e pode parar para um waffle no número 101 da rua (Australia).


Vondelpark



Amsterdam tem vários parques, mas o mais conhecido é o Vondelpark. Aproveite para relaxar, passear, tomar um café no parque entre um museu e uma caminhada pela cidade.

Praça Dam


Coração histórico de Amsterdam. Em seu centro, está o Monumento Nacional, obelisco memorial da Segunda Guerra Mundial. Ali ficam também o Palácio Real (Koninklijk Paleis), a Nova Igreja (Nieuwe Kerk), além do Museu de Cera (www.madametussauds.com/amsterdam) e da Bijenkorf, luxuosa loja de departamentos.

Koninklijk Paleis



Construído em 1655, é um imenso edifício de arenito utilizado pela família real holandesa em cerimônias oficiais (www.paleisamsterdam.nl).

Brouwerij´t IJ


Cervejaria aos pés de um moinho, aberta todos os dias das 15h às 20h.
Para chegar, pegue o tram 10 e desça na parada Hoogte Kadjik (rua Saphatistraat) e ande até a esquina que verá o moinho. Ou pegue o tram 14 (direção Flevopark) e desça na parada Pontanusstrat, andando até a esquina. Endereço: Funenkade, 7.
Experimente a cerveja Columbus, que é forte e saborosa e, se quiser, é possível fazer uma visita à cervejaria mesmo, de sexta a domingo.




Além de todas estas opções, se você tiver mais tempo em Amsterdam, poderá ainda participar da
 Heineken Experience (www.heinekenexperience.com), ir aos Moinhos De Bloem (Haarlemmerweg 465 – Amsterdam) e De Gooyer (Funenkade – Amsterdam), ao Koningsplein (Mercado das Flores), Muntplein e Rokinstraat, e ainda ao Keukenhof (Jardim das tulipas que fica aberto de março a maio - www.keukenhof.nl).

Nenhum comentário:

Postar um comentário