segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Berlim


Berlim é uma das capitais mais fascinantes do mundo, por transpirar história, arte e cultura.

Possui dois aeroportos, sendo o mais central o Tegel (TXL), que fica a cerca de 10 km do centro da cidade. De lá, é possível ir de transporte público ao centro da cidade. O Schonefeld, a 20 km sudeste de Berlim e dá para chegar ao centro da cidade de trem (Airport Express).

Para fazer compras, a KaDeWe, maior loja de departamento da Alemanha, é ótima. A boxoffberlim (Bob), que fica na Zimmerstrasse 11 (U Kochstr.) também é indicada, entre outras.

O que visitar

Postdamer Platz

Antes da segunda guerra mundial, era uma das regiões mais movimentadas de Berlim, mas teve muitas de suas construções destruídas em 1945, cujas ruínas serviram para construir o muro de Berlim. Hoje é setor financeiro e de negócios onde ficam escritórios, sala de concertos e o Sony Center.




Checkpoint Charlie e resto do muro (estação Kochstraße)

Era o antigo posto militar na divisa entre os domínios soviético e americano. Há um museu ao lado, que mostra de forma lúdica as estratégias usadas por muitos alemães para fugir da Alemanha Ocidental (www.mauermuseum.de). Não se esqueça de carimbar seu passaporte com um guardinha em uma das esquinas por 2 euros. Eles são estudantes que representam a cena de conceder vistos para os alemães que passavam de uma parte a outra.
Repare no local onde era o muro que dividia a Alemanha Oriental da Ocidental. Ainda hoje existe uma marcação feita com duas fileiras de paralelepipedos no chão que demostram essa  linha. Para chegar lá, saia do museu e siga pela rua Friedrichstraße em direção a rua Zimmerstraße. Nela, vire à esquerda e ali já poderá observar a linha do muro. Se seguir pela Zimmerstraße e na esquina com a Wilhelmstrasse, antes de atravessar a rua, verá o Ballon-Garten, onde pode dar uma volta de 15min em um balão a hélio a uma altura de 150m (www.air-service-berlin.de). Se atravessar a Wilhelmstrasse, do lado oposto, verá o maior pedaço preservado do Muro de Berlim. Atrás existe uma exposição permanente chamada Topographie des Terrors, antes quartel-general da Gestapo e que fala sobre essa instituição, a SS e o terror do Terceiro Reich (www.topographie.de).
Após visitar esta área, sugiro pegar um metrô (linha U1) e descer na estação Warschauer Straße, uma das mais antigas da cidade e que era um importante ponto de transição entre as duas Alemanhas. Logo em frente à estação começa a East-Side-Gallery, uma exposição ao ar livre com mais de 100 obras pintadas sobre um longo pedaço do muro de Berlim com extensão de 1,3 km, às margens do Rio Spree. A exposição termina bem próxima a uma grande estação de trem/metrô, Ostbahnhof, da qual se pode acessar rapidamente qualquer parte da cidade.  


Torre de televisão (Berliner Fernsehtum ou Telespargel)



Torre de televisão de 368m construída em 1965, é a estrutura mais elevada da cidade e possui um restaurante giratório no centro da esfera, que gira uma vez a cada 20 minutos. Da plataforma de observação tem-se uma bela vista aérea de toda a cidade.

A torre fica na Alexanderplatz, principal praça do lado oriental da cidade onde há uma grande estação de trem/metrô, uma feirinha ao ar livre no centro da praça e o famoso relógio com a hora mundial. Nessa região ainda há uma grande loja de departamentos (Galeria Kaufhof) e o centro de compras Alexa Shopping.
Em frente à torre encontram-se ainda outras atrações, como a igreja Marienkirche, a Fonte de Netuno (Neptunbrunnen) e o prédio da prefeitura de Berlim (Berliner Rathaus).



Ilha dos Museus (Museumninsel)


Patrimônio Mundial, é um complexo onde se localizam diversos museus, a exemplo do Pergamonmuseum, que expõe o famoso Altar Pergamon da Grécia antiga.


Catedral de Berlim (Berliner Dom)


Catedral protestante construída entre 1747 e 1750, é uma das maiores da Europa e passou por ampla restauração após os danos sofridos na Segunda Guerra Mundial.



Unter den Linden


Uma das mais famosas ruas de Berlim, onde se localiza a maioria dos edifícios históricos da cidade.


Reichstag (www.bundestag.de)


Construído entre 1884 e 1894 para abrigar o Parlamento Alemão, era o símbolo da unidade alemã. De sua grande cúpula de vidro, tem-se uma linda vista da cidade. Existe um áudio guia que fala dos monumentos da cidade que podem ser vistos a partir dali.
Em 1933, foi destruído por um incêndio criminoso e foi bombardeado durante a Segunda Guerra, tendo sido transformado posteriormente em um dos mais modernos edifícios parlamentares do mundo, que é sede oficial do Bundestag, o parlamento alemão.
Saindo do parlamento, se seguir pela Ebertstrasse em direção ao Portão de Bradenburgo e passando por ele, chega-se ao Monumento às vítimas do holocausto, que parece um cemitério, com mais de 2 mil blocos de concreto, ótimo local para tirar fotos.


Portão de Brandenburgo (Brandenburger Tor)




O portão de Brandenburgo, localizado na Pariser Platz, é um grande símbolo de Berlim, construído entre 1788 e 1791 e modelado de acordo com a entrada da Acrópole de Atenas. Foi o local do nascimento do Reich em 1871 e testemunhou diversos acontecimentos.


Tiergarten




O maior parque de Berlim, com 210 há. As avenidas que cortam o parque têm várias estátuas, como de Goethe e Wagner.
O Jardim Zoológico, um dos mais antigos da Europa, é parte do Tiergarten e possui também um belo aquário.


Schloss Charlottenburg



O palácio de Charlottenburg era uma casa de veraneio para Sofia Carlota, mulher de Frederico III. O parque ao redor do palácio é um dos lugares mais pitorescos de Berlim.
É possível assistir a uma orquestra e jantar no palácio.


Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche

Igreja erguida em homenagem ao kaiser Guilherme I, é um dos símbolos mais sombrios de Berlim. Tem uma parte antiga, que são as ruínas que sobraram após os bombardeios em 1943 e uma parte nova, onde hoje são celebradas missas.
Ela fica bem no início da Kurfürstendamm, a principal rua de compras da cidade, onde se encontram as principais lojas de departamento e de grife, além de shoppings, restaurantes e hotéis.
De lá, se voltar ao início da avenida, em direção à estação Wittenbergplatz de metrô, encontra-se a KaDeWe, a maior loja de departamentos da Alemanha. São 7 andares de loja onde é possível encontrar de tudo, desde roupas e acessórios, a cosméticos, eletrônicos, livros, etc. No último andar há um ótimo restaurante a quilo chamado Le Buffet, com uma enorme variedade comidas. Outra loja que vale a pena visitar e que fica bem próxima é a Peek & Cloppenburg, que sempre possui roupas boas em promoção.

Tour subterrâneo por Berlim

Na estação Gesundbrunnen, indo ao saguão sul, saída Humboldthain, Brunnenstraße, você pode comprar ingressos para um tour subterrâneo por Berlim, no Berliner Unterwelten.
Existem vários temas de tour de 1h30, em vários idiomas, que mostram lugares onde alemães ficaram refugiados, onde nazistas traçavam seus planos, etc. (www.berliner-unterwelten.de).


Museu Story of Berlin e Bunker




Se pegar o metrô e descer na estação Uhlandstraße, você poderá visitar o Museu Story of Berlin, um museu multimídia que mostra origens e desenvolvimento de Berlim com tour guiado por um bunker nunca utilizado que fica abaixo do museu. Ele fica na Kurfürstendamm 207, a 230m da estação (www.story-of-berlin.de). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário