terça-feira, 14 de agosto de 2012

O que fazer em Paris


Paris

Observações:

- O nome da cidade deriva de Parisii, tribo celta que nela vivia no século III a.c.
- A cidade é dividida em 20 arrondissements (bairros numerados), sendo o primeiro bem no Centro, na região do Louvre e vai abrindo em espiral como um caracol para os próximos, até o vigésimo. Para se hospedar, os melhores são do 1 ao 6, muito próximos das atrações principais. Porém, desde que não fique próximo à região periférica (região das Portes), estará bem. Paris tem uma malha metroviária muito boa.
- Paris à noite é um novo espetáculo, então quando anoitecer siga novamente para os principais pontos turísticos e veja-os iluminados, em especial a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e a Champs-Elysées. Subir na torre de Montparnasse e jantar no Restaurante “Le Ciel de Paris” é uma ótima pedida, especialmente porque a paisagem de lá é linda, podendo-se avistar a Torre Eiffel de frente.
- Paris tem Tax Refund (devolução de imposto IVA) em lojas em que houver um selo azul Global Blue, porém as compras devem somar mais de 175 euros em uma mesma compra. 


A ordem das atrações comentadas é a seguinte: A partir do Arco do Triunfo, seguimos por todo o “Rive Droite”, a margem de cima do rio Sena, então, passamos pela Île de la Cité, fazendo em seguida toda a margem esquerda (Rive Gauche) no sentido inverso (retornando), até chegar à Torre Eiffel e Trocadéro. Então, saímos da região para a Sacré Coeur (utilizar o metrô) e depois para o Ópera Garnier e Galerias Lafayette (também via metrô).
Após, saímos da cidade e vamos ao Palácio de Versalhes e à Eurodisney.
É necessário reservar alguns dias para os passeios sugeridos, é claro. Para a Eurodisney, por exemplo, um dia todo é necessário. Para o Louvre, no mínimo meio período, mas é mais indicado um dia todo. Outro passeio demorado é o do Palácio de Versalhes, para o qual também é necessário no mínimo meio período.
Não se esqueça que o melhor a fazer para curtir bem Paris é “flâner”, que significa flanar, caminhar ao acaso. Vá andando sem pressa, curtindo a paisagem. Pare em alguns cafés para apreciar o momento, enfim, curta tudo o que passar pelo caminho, não é só o destino principal que importa.



Arco do Triunfo


(Place Charles-de-Gaulle, metrô Charles-de-Gaulle, Etoile)
Foi encomendado em 1806 por Napoleão Bonaparte após a batalha de Austerlitz, para comemorar a vitória de seus exércitos e foi concluído em 1836.  O pórtico é adornado com imagens em alto-relevo, que representam as batalhas vencidas pelos franceses em diversas regras. Em 1920, o corpo de um soldado desconhecido foi colocado no arco para homenagear os mortos da Primeira Guerra Mundial. A data mais marcante do monumento é 1944, quando as tropas nazistas foram expulsas da cidade e o povo se juntou ali para celebrar.
Todas as noites os veteranos acendem a “chama da memória”.
É interessante subir até a plataforma de observação e dentro do Arco tem um museu que documenta sua história.
Fica na Place de L´Etoile, assim chamada por existirem 12 avenidas que desembocam nela, formando uma estrela.

Champs Elisées


Alameda mais célebre e disputada de Paris, inicia-se no Arco do triunfo. Possui inúmeros cafés e lojas caras, a exemplo de uma enorme Louis Vuitton. Experimentar os macarons da Ladurée, mais famosos da cidade.

Grand Palais


Possui um telhado de 72 mil m² de vidro, sustentados por grades de aço, que deixa vazar luz natural para dentro dos salões principais, palco de eventos como Auto 2.000 e competição de salto a cavalo – tem uma pista de hipismo lá dentro, bem como exposição de Ciências.

Petit Palais


Páreo para palácios de conto de fadas. No jardim interno, canteiros de flores, espelhos d´água e um antigo balanço criam um cenário a la jardim secreto. Os salões que o contornam abrigam o Museu de Belas-Artes de Paris.

Ponte Alexandre III 



Ponte que atravessa o rio Sena, ligando a Champs Elisées aos Invalides e à área da Torre Eiffel, e faz parte do conjunto arquitetônico do Grand Palais e Petit Palai. Construída por volta de 1900, é decorada com querubim, ninfas e cavalos alados nas extremidades.

Place de la Concorde e Obelisco

Uma das mais belas e históricas da Europa, era um pântano até meados do século XVIII. Em 1763 foi transformada em Place Louis XV, pois o rei queria um cenário adequado para erguer uma estátua eqüestre de si mesmo. A estátua ficou menos de 20 anos no local e foi substituída por uma guilhotina e a praça passou a ser chamada Place de La Révolution, sendo que em 1793 Luis XVI foi enforcado no local com mais 1.300 vítimas, como Maria Antonieta, Danton e Robespierre. A praça foi renomeada como Place de La Concorde para promover o espírito de reconciliação depois que o período de terror acabou, em 1794. Décadas mais tarde a praça foi ampliada e foi colocado o obelisco de Luxor, de 3200 anos, presente do vice-rei do Egito ao rei Luis Filipe.
É interessante andar de Roda Gigante, para apreciar o visual.

Jardin des Tuileries



Funcionamento: abr-set:7h-21h e out-mar: 7h30-19h
No passado, o solo argiloso servia para a fabricação de telhas (tuiles), daí o nome. Há dois museus, um com obras impressionistas (Orangerie) e outro dedicado a fotografia e arte contemporânea Jeu de Paume). No passado, estes jardins já pertenceram ao Palais dês Tuileries, destruído durante os combates da Comuna de Paris, em 1871.

Louvre



Metrô linha 12 Porte de La Chapele - 9h às 18h (quarta e sexta até 21h45)
O palacete do Louvre foi erguido em 1190 para abrigar a cidade de ataques vikings e convertido em templo artístico em 1793. É o maior e mais visitado museu do mundo. Compensa escolher as áreas que mais interessa, pois um dia não é suficiente para conhecer todo o museu.

Hotel de Ville



É o prédio da prefeitura, muito bonito, vale ver ao menos de fora.

Centre Pompidou



É um Centro Cultural que abriga o Museu Nacional de Arte Contemporânea. A fachada é de vidro com vigas de aço, encanamento e tubulações de ar e água à mostra.

Place des Vosges



(Metrô Linha 1 Chateau de Vincennes – Bastille)
Construída em 1612 para celebrar o casamento de Luis XIII com Ana da Áustria, é um conjunto urbanístico homogêneo. A praça é um quadrado com quatro pavilhões simétricos, considerada uma das mais belas do mundo. No número 6 morou Vitor Hugo, onde hoje é um museu que expõe suas coisas.

Place de La Bastille



Era onde ficava a prisão tomada pela população enfurecida no dia 14 de julho de 1789, fato que deu início à Revolução Francesa. No Centro, fica a Colonne de Juillet, monumento de bronze de 52 m de altura que homenageia as vítimas da revolução de 1830. Ao lado sul da praça fica o Opéra Bastille, que é um teatro aberto em 1989.

Ile de La Cite



Ilha em forma de barco sobre o Sena, onde estão localizadas a Notre Dame, a Saint Chapelle e a Conciergerie.

Notre Dame



Place du Parvis-Notre Dame, metrô Saint-Michel – De 01/04 a 30/09 das 10h às 18h30 e de 01/10 a 31/03 das 10h às 17h30
Sua construção foi feita no lugar de um templo romano, iniciou-se em 1163 e durou 170 anos. A Igreja nasceu ligada à música sacra, é uma das mais belas catedrais góticas do mundo e foi palco de acontecimentos históricos como a coroação de Napoleão Bonaparte em 1804 e o funeral de Charles de Gaulle em 1970. A Rosácea Oeste (janela) mostra a Virgem Maria em uma profusão de azuis e vermelhos. A Sul, que tem 13 m de diâmetro, retrata Jesus Cristo.
Em frente à catedral, sob a praça, fica a Crypte Archéologique, que tem vestígios das antigas construções da ilha.

Sainte Chapelle

4 Blvd.du Palais., metrô Cité, Saint- Michel – diariamente das 9h30 às 18h, durante a semana fecha das 13h às 14h
Construída em 1248 por Luis IX para abrigar valiosas relíquias sagradas como a coroa de espinhos de Cristo e chamada de portão para o céu na Idade Média, esta capela gótica tem inúmeras apresentações. Só os vitrais têm mais de mil cenas bíblicas em um caleidoscópio de imagens que retratam histórias que aparecem do Gênesis ao Apocalipse.
Está cercada por um imenso complexo de edifícios que constitui o Palais de Justice.

Conciergerie


Horário: 9h30 às 18h
Um dos edifícios citados no item anterior é a Conciergerie, que foi presídio de 1391 a 1914 e que “hospedou” Maria Antonieta até sua execução na Revolução Francesa, além de Danton e Robespierre. Possui um Saguão Gótico e uma torre de relógio do século XIV. É interessante também visitar a Salle dês Gens d´Armes, onde viviam os guardas e fazer um tour para ver a cela da rainha. (Fica aberto das 10h às 17h).

Panthéon



Metrô Luxemburgo, 01/04 a 30/09 das 10h às 6h30 e de 01/10 a 31/03, das 10h às 18h.
O prédio, inspirado no Pantheon de Roma, combina arquitetura grega e elementos góticos, tendo 22 colunas coríntias e domo semelhante a St Paul´s Cathedral em Londres e foi planejado por Luís XV para ser uma igreja, mas nunca cumpriu sua missão. A catedral estava quase pronta quando a Revolução Francesa eclodiu. Então, tornou-se mausoléu de revolucionários e grandes personalidades do país, como Voltaire, Rousseau, Victor Hugo, etc.

Jardim de Luxemburgo



(Fica entre rue Guynemer e Blvd. Saint-Michel -75006)
Jardim e Palácio, sede do Senado Francês cujo edifício foi finalizado em 1631 para receber a segunda mulher de Henrique IV, Maria de Médici, que nunca morou lá. Serviu de residência à rainha Maria Antonieta e ao imperador Napoleão Bonaparte. Possui um lago no centro, belas estátuas e muitas castanheiras, além de abrigar o Museu de Luxemburgo.

Musée d´Orsay

Horário: 9h30 às 18h (fechado às segundas e aberto quinta até 21h45)
Concluído em 1900, foi erguido para ser uma estação de trem e hoje é um museu com excelente acervo, a exemplo de obras impressionistas localizadas no terceiro andar, como obras de Renoir e Matisse.

Les Invalides

Amplo complexo de edifícios monumentais, como o Hôtel des Invalides, encomendado por Luis XIV em 1670 para abrigar os veteranos de guerra do exército francês que hoje funciona como sua casa de repouso. A Catedral de Saint-Louis-des-Invalides, à época capela particular da família real, foi levantada em 1676 com a cúpula dourada. A parte interna da capela tem a forma de uma cruz grega e contém um belíssimo órgão e a cripta abriga o túmulo de Napoleão Bonaparte: seis caixões com um sarcófago vermelho sobre um pedestal de granito. Atrás da fachada do hotel funcionam vários museus.

Bateau Mouche



Passeios de barco pelo Sena. A primeira empresa que os fez era chamada Bateau Mouche, porém, hoje existem inúmeras, tanto que incluem somente passeios que fazem paradas nas margens, como ônibus fluviais, como outras que incluem almoço ou jantar chiques com violinista tocando enquanto se faz o passeio. Muito interessante, já que a maioria dos pontos turísticos podem ser avistados do rio. Existem algus que partem próximos à Torre Eiffel.

Torre Eiffel



Metrô Linha 6 – Estação Bir-Hakeim ou Trocadero
Construída em 1889 para comemorar o centenário da Revolução Francesa, tem 324. metros de altura e 1665 degraus. Até a construção do Empire State Building em Nova York era a construção mais alta do mundo.Sua pintura é refeita a cada 7 anos, consumindo 50 toneladas de tinta, cada. O local inspirou façanhas ousadas e malucas, como a do alfaiate parisiense que em 1912 tentou voar da torre usando uma capa como asas e mergulhou para a morte.
Um bom local para tirar fotos da torre é o Palais de Chailot e Trocadéro.

Palais de Chailot e Jardins Du Trocadéro

O Palais de Chaillot é um palácio de exposições que acolhe diversos museus, localizado no 16º arroundissement de Paris, na Praça do Trocadéro. Construído em 1937, é formado por dois pavilhões e duas alas curvilíneas delimitando um espaço central, a Esplanada dos Direitos do Homem.
O Jardim do Trocadéro, localizado entre as duas alas, domina a vista sobre a Torre Eiffel e os Champ de Mars e é ornado por esculturas e uma vegetação organizada, e emoldurado por tanques e cascata, a fonte de Varsóvia.

Sacre Coeur



 Descer no metrô Anvers ou Pigalle ou Abbesses linha 12 - Pl. du Parvis du Sacré Coeur

Dedicada ao sagrado coração de Jesus, foi erguida por causa da promessa feita por Alexandre Legentil e Hubert Rohault de Fleury quando eclodiu a guerra franco-prussiana em 1870: construir uma igreja caso a França escapasse do iminente massacre alemão. Foi finalizada em 1914. É linda e majestosa, postal da cidade, e tem linda vista, além de abrigar entre seus tesouros a estátua Virgem Maria e o Menino, de P. Brunet.

Próximo à Sacre Coeur, descendo toda a escadaria, chegamos a algumas ruas onde existem lojas com souvenirs em um bom preço. Vale a pena conferir!

Moulin Rouge



“Moinho Vermelho” é um cabaré tradicional construído em 1889 na zona de Pigalle, ao pé de Montmartre. É um símbolo emblemático da noite parisiense e tem história ligada à boemia da cidade. Existem outras opções de shows noturnos na cidade, como o Lido, que fica na Champs Elisées.

Ópera Garnier



Casa de Ópera finalizada em 1875, possui interior deslumbrante com pintura do teto feita por Chagall. A construção foi encomendada em 1962 para simbolizar a era de Napoleão III como imperador.

Galerias Laffayette



Loja de departamentos francesa com marcas famosas. É enorme e muita bonita.

Chateau de Versailles



Pegar trem RER linha C5 (zona 5) para estação Versailles – Rive Gauche – 40 minutos e chega a pé em 10 minutos ao palácio.

O palácio foi a gloria do Rei Sol (Luis XIV), onde viveram 20 mil pessoas.
O maior destaque é do Salão dos Espelhos, de 75 metros e 17 espelhos que refletem a luz das altas janelas arqueadas. É onde o Senhor Rei-Sol dava suas festas e onde foi assinado o fim da Primeira Guerra.
Existem também a Capela Real e o Musée des Carrosses, situado em frente ao palácio, além dos jardins geométricos enormes e até um trenzinho interno.
No primeiro andar ficam as principais salas do palácio e ao redor do Pátio de Mármore estão os aposentos reais. Luís XIV morreu no Quarto Real, em 1715.
Ao lado dos jardins, os aposentos oficiais exibem rica decoração, sendo cada um dedicado a um deus do Olimpo. A sala do trono (Salon d´Apollon) foi dedicada a Apolo.
Os jardins estão à altura do palácio. Em frente fica o Canteiro das Águas, decorado com magníficas estátuas de bronze. Os caminhos que cortam os jardins clássicos, formados por canteiros dispostos em padrões regulares, levam a lagos, fontes e grutas, além da Colunata (1685), círculo de arcos de mármore. Nos jardins erguem-se dois palácios menores: o Grand Trianon, de mármore rosa e pedra, era um refúgio para o rei Luis XIV e sua amante e o Petit Trianon, construído para Madame de Pompador, amante de Luis XV. Atrás dele pode-se ver o Hameau, aldeia em miniatura onde a rainha constumava brincar de pastora de ovelhas.

EuroDisney

Pegar o RER linha A4, que passa a cada 10 min pela estação Charles de Gaulle Étoile, e descer na estação final “Marne-la-Vallée Chessy”. Tem dois parques, o Disneyland Park e o Walt Disney Studios. Sair ao menos 1h antes de abrir o parque e começar pelo Disney Studios que é mais concorrido mais tarde.
Lembrete: É necessário comprar o bilhete de trem específico para a região. O de metrô funciona nas catracas, mas quando chega na saída para os parques, não conseguirá passá-lo para sair e precisará pagar uma multa alta se não quiser perder o passeio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário