domingo, 25 de agosto de 2013

AMSTERDAM - última parada!




Amsterdam tem concentrados em uma região todos os pontos de interesse, a exceção de uma cervejaria que fica ao pé de um moinho, onde se pode chegar facilmente de bondinho.



Nos dois dias que passamos na cidade, passeamos bastante pelos canais, apreciando-os, as ruas e também as construções.

Achei muito engraçado que muitas construções são bastante tortas, cada janela pendendo pra um lado, o telhado, etc.

Percebi que os hotéis mais simples, de três estrelas, são bem apertados. Quase passamos a entrada de onde ficamos, porque era só uma portinha. Assustamos, também, porque abrindo a portinha havia uma enorme e estreita escadaria. Nada de elevador. O coitado do cara que levou nossas malas para cima deve ter sofrido! O atendimento, no entanto, foi bacana. Ganhamos um brinde de boas vindas e no quarto havia um vasinho de flores lindinho com uma mensagem.



Além da beleza da cidade, o que mais gostei foi da Casa de Anne Frank. O museu foi onde Anne morou escondida com a família na época em que o nazismo dominou a região. Certamente vale a visita, apesar das imensas filas, que começam cedo e vão até o final do dia.



Também gostei da Museumplein, a praça onde ficam os grandes museus (Museu Van Gogh e Rijksmuseum) e o monumento IAMSTERDAM. É uma praça bonita e, além dos museus e do monumento, possui também uma lojinha com itens interessantes como guarda-chuvas, guardanapos, lenços e outros artigos com as pinturas de artistas como o Van Gogh.



Além ainda do tour pelos canais, outro passeio obrigatório é a Praça Dam, com o Koninkljk Paleis e a Niewe Kerk.



O Red Light District também fica bem próximo à Praça. Lá é a famosa região onde há vitrines expondo as prostitutas após determinada hora da noite. O bairro não parece ser perigoso, há muitas famílias andando pelas ruas. Só não tire fotos das vitrines, é proibido, é claro!

Além da prostituição, a maconha também é liberada em Amsterdam, mas somente dentro dos cafés. Apesar disso, vimos muitos turistas desrespeitando esta regra.



Tem vários produtos da erva, que são vendidos por todos os cantos.



Uma coisa que achei ruim de Amsterdam: como essas duas coisas, maconha e prostituição, são liberadas, muitas das pessoas que vão visitar a cidade estão a procura de uma ou de ambas. Mas, enfim...

Outra coisa bizarra são uns "mictórios" que eles têm nas calçadas. O cara entra ali no "caracol", faz o "serviço" e ele fica a céu aberto. Nem chegue perto, o cheiro é horrível. Achei nojento.


Em Amsterdam tem também um Begijnhof, o jardim das beguinas, rodeado de casas históricas, uma igreja e uma capela, onde viviam mulheres em retiro.



Fomos também na Brouwerij´t, a cervejaria de que falei no começo.


Quanto à comida, em Amsterdam vimos muitas coisas feitas com croquete. No Mc Donald´s tem até um lanche que chama McKroket! Outra coisa típica são as batatas fritas que vêm num cone, e geralmente são saboreadas com catchup!



Em Amsterdam também é possível participar da Heineken Experience, é um tour por um museu da cerveja, com uma degustação ao final. Pra quem gosta de cerveja, esta será uma parada obrigatória!

Quanto às compras, além dos itens vendidos na praça dos museus que falei no começo, tem uma ótima e linda loja de departamentos. A De Bijenkorf. Ela fica na Praça Dam.




Bom, sendo Amsterdam nossa última parada, essa viagem acaba por aqui!

Logo logo tem mais!!!










Nenhum comentário:

Postar um comentário