quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

E depois das melhores férias...

Pois é...
Dizem que tudo o que é bom dura pouco... Ouvi uma vez que tudo o que é bom dura tempo suficiente para se tornar inesquecível!
E assim foi minha viagem, aquela que mencionei no último post...
E então, depois do roteiro e de um resumo dos lugares a serem visitados nas cidades por onde ia passar... Vamos aos resultados!! :o)
Como é muuuita coisa, vamos por partes, ok??
Começando...

1º dia

Chegamos em Paris 8h30 da manhã no dia 16 de outubro. Desembarcamos direto na nova ala do aeroporto Charles de Gaulle, que é espetacular, tem até lugar pra dar uma cochilada!


Bom, vocês sabem como pode ser demorado o processo de chegada em um país... E foi! Após muuuuito, conseguimos chegar até nossas malas e, não estou acreditando até agora: SEM um carimbo no passaporte! Sabia que entre os países da Europa, no geral, já não carimbavam mais, mas na chegada à Europa?!
Mas, enfim, pegamos o shuttle (um ônibus, que é cômodo e barato e nos deixou na Charles de Gaulle - Etoile - ao lado do Arco do Triunfo, próximo ao hotel). Existem outros meios de chegar ao centro de Paris, é claro, sendo o taxi mais caro e o metrô e RER mais barato. Vale lembrar que o aeroporto fica a mais de 20 km da cidade.

Depois de toda esta novela, finalmente chegamos ao hotel, por volta de meio-dia, deixamos as malas e saímos para passear por Paris.

Eu AMO Paris. Neste dia, parecia que eu estava querendo matar as saudades de alguém muito querido e não conseguia parar um minuto, nem deixar aquelas lindas ruas para ir dormir!

Começamos andando perto do Hotel, até chegarmos no Arco do Triunfo. Apreciamos este belíssimo ícone de Paris, entramos, subimos os inúmeros degraus que levam ao topo e a recompensa foi nada menos do que uma espetacular vista 360º de Paris, com direito a Torre Eiffel e tudo mais!





É claro que, depois do Arco do Triunfo, nada melhor do que caminhar calmamente por uma das mais belas avenidas do mundo: a Champs Elisées. Aproveitando o horário, almoçamos em um de seus deliciosos cafés.

Passamos pelo Grand Palais, Petit Palais, Ponte Alexandre III, Place de la Concorde e Obelisco, Jardin des Tuilleries (não fomos ao L´Orangerie neste dia pois era terça-feira e o museu não abre neste dia!), além do Louvre. Claro que, tudo isso, curtindo ao máximo o visu!

2º dia

Acordamos e fomos direto ao Palácio de Versalhes, pegando o RER. Choveu muito neste dia, o que não permitiu que perambulássemos por aqueles espetaculares jardins.


Mas isto definitivamente não estragou a visita, o palácio é enorme e os aposentos pomposamente adornados, com pinturas nos tetos, lustres de cristal, colunas de mármore... LINDO! E bem cheio de gente!


Depois da visita, que durou boa parte do dia, voltamos a Paris e passamos nas Galerias Laffayette para umas comprinhas. Tentamos visitar o Ópera Garnier, mas já estava fechado para visitas.


À noite, passeamos mais uma vez pela Champs Elysées e jantamos por lá. É tudo tão lindo, dá vontade de ficar por lá e não sair mais.




3º dia



O terceiro dia começou com uma visita ao museu L´Orangerie. Já havíamos estado no Louvre e conhecemos parte da exposição do Impressionismo do Museu D´Orsay quando as obras estiveram no Centro Cultural Banco do Brasil, então optamos por conhecer somente o L´Orangerie desta vez. Isto porque sou super fã das obras do Monet, em especial as do Jardim de Giverny, que, inclusive, também ficou como desculpa para uma próxima ida a Paris.


Bom, L´Orangerie, para quem curte Monet, é parada obrigatória! Isto porque possui salas ovais com pinturas gigantes do pintor. É um espetáculo!

Fomos, depois, para o Jardim de Luxemburgo e Panteão. Passamos um bom tempo por lá, sentados nas cadeiras que ficam em volta dos Jardins, curtindo o momento e o visual!







Depois de almoçarmos ao lado do Jardim de Luxemburgo, fomos para a Sacré Coeur. Acho esta uma das mais lindas igrejas que já vi! Lá debaixo das escadarias nós a avistamos - linda! Subindo as escadarias, lá de cima, além da beleza interna da catedral, temos uma vista linda!


A única coisa ruim deste ponto turístico são os "vendedores" que ficam te assediando nas escadas. Da primeira vez que fui, sofri um pouco mais com isso, mas desta vez tentei um método que aparentemente funcionou bem! Simplesmente passava longe e ao menor sinal de aproximação, balançava a cabeça e mostrava a palma da mão, saindo de perto rapidamente. Aliás, percebi que isto funciona com os demais "aproveitadores" em Paris. Vi um novo golpe, que até agora não entendi muito bem para que serve, a não ser pelo fato de ganhar uns trocados. A pessoa coloca no chão um anel e o recolhe ao passar perto de você, perguntando se ele te pertence, pois deve ser valioso. Então, ele lhe dá o anel, dizendo que ele deve ficar com você, e quando você decide sair dali, ele lhe pede uns trocados, já que você ficou com o anel. Enfim... Chato, mas contornável.

Descendo as escadarias da Sacré Coeur, outra coisa boa: lojinhas!!! Muitos souvenirs! E com os melhores preços de Paris. Lembra uma 25 de março (mas bem melhor) e com coisas de Paris! Adorooo!!!



4º dia


Último dia: City Tour day!
Geralmente quando estamos na Europa, gostamos de comprar o passe de um dia (nesse caso vale a pena comprar o de dois dias, que custa somente 2 euros a mais) para algum City Sightseeing. São ônibus do tipo "hop in, hop off", ou seja, eles param nos principais pontos turísticos e você pode descer e pegar o próximo ou outro a hora que quiser (geralmente passam de 10 em 10 minutos até 30 em 30, dependendo da empresa e época). 
Aproveitamos para passar um bom tempo próximos à Torre Eiffel! Me lembro da primeira vez que a vi, as lágrimas escorrendo pelo meu rosto, parecia uma criança! 


Passamos por Trocadero, Invalides, fomos à Notre Dame e almoçamos por lá, passamos pela Conciergerie,  Hôtel de Ville, Place des Vosges, entramos no Ópera Garnier, fizemos compras nas Galerias Laffayette, e infelizmente o último dia em Paris acabou! :o( 
Sempre com gostinho de quero mais, é claro!












Au Revoir!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário