Bruges já foi centro comercial e industrial por volta do século XIII. Produzia lã e chegou a ter o dobro de habitantes de Londres. Era conectada ao mar por um canal, o Zwin. Porém, o canal estagnou e perdeu acesso ao mar durante o século XV, deixando Bruges isolada, com o comércio parado. Hoje é uma cidade bastante turística.
Adquira um pequeno guia da cidade por 2,50 euros na estação de trem, que é bem servida de cafés, revistarias e centro de informações ao turista, onde o guia é vendido.
No geral, você não precisará de muitos meios de transporte em Bruges, pois dá para fazer quase tudo à pé. Se quiser, também é interessante alugar uma bicicleta por até 12 euros o dia.
O Markt e o Burg, são as duas principais praças da cidade, e são cercadas por prédios medievais.
A cidade é conhecida por suas rendas, que são lindas, mas bem caras, além do chocolate e da cerveja.
Quanto ao chocolate, existem muitas lojas, mas entre as melhores está a Spegelaere, que fica na Ezelstraat 92 (fecha para almoço, não abre segunda e domingo funciona das 9h às 13h) e tem pralines deliciosas.
Existe um museu do chocolate, mas não é muito indicado.
Com relação à cerveja, Bruges também é muito bem servida. Existe uma cervejaria local, De Haalve Maan (a meia lua) que fica na Walplein 26 e faz a Brugse Zot. Na cervejaria há um tour guiado com degustação da cerveja tirada na pressão, antes de ser filtrada. Este tour sai por volta de 5,50 euros e inclui um copo de cerveja, além de uma bela vista da cidade do telhado da cervejaria (www.halvemaan.be).
Apesar de turística, Bruges é uma cidade sossegada. Aproveite para flanar, como em Paris, ignore um pouco os guias, preste atenção na população local vivendo seu dia-a-dia, que isto é o mais interessante, na verdade.
O que visitar em Bruges
É uma praça com casas pitorescas e fachadas muito bem decoradas que tem aproximadamente 600 anos.
Halles
É um mercado a céu aberto com um campanário.
Campanário (Belfort) Markt, 7. www.museabrugge.be
O Campanário de Bruges (EN: Belfry of Bruges NL: Belfort van Brugge) é uma impressionante torre octogonal de 83m de altura bem no Grote Markt, o mercado central da cidade. É um símbolo da cidade e inclusive aparece muito no filme In Bruges. Abriga um museu e, se quiser encarar os 366 degraus, sua vista é linda e você poderá admirar o carrilhão e os sinos de pertinho. Nela, é guardada a carta constitucional da época medieval.
Place du Bourg
Praça que abriga a Basílica de Saint-Sang, o prédio da prefeitura em estilo gótico e o convento das beguinas (Begijnhof).
Igreja do Sagrado Sangue Burg, 13. www.holyblood.org
Localizada no 1º andar de um edifício na Praça Burg, guarda a relíquia de um
pedaço de tecido com uma mancha de sangue que acredita-se ser o sangue de
Jesus.
Stadhuis
Um Patrimônio da Humanidade, um dos Jardins das Beguinas de Flandres (EN: Flemish Béguinage NL:Vlaamse Begijnhof) que são diversas casinhas brancas ao redor do jardim e foi construído no século 13, vale a pena ser visitado. As Beguinas eram mulheres que queriam viver uma vida retirada e dedicada à Deus, mas sem se ordenarem formalmente.
Cruzeiro pelos canais
A antiga cidade de Bruges também é adorável da água. O passeio custa por volta de 6,50 euros e inclui o Lago do Amor.
Igreja de Nossa Senhora Mariastraat. www.museabrugge.be
A Igreja de Nossa Senhora (Onze Lieve Vrouwekerk) é um prédio sóbrio, e sua atração é a escultura de mármore da Virgem Maria com criança (Madonna with child) de autoria de Michelângelo. Abriga também os mausoléus de Maria de Borgonha e Carlos o Imprudente.
Museus www.museabrugge.be
Existem muitos museus na cidade como o Groeninge Museum (de Belas Artes) que tem obras flamengas, o Gruuthuse Museum, o voor Volkskunde, o Museu da Batata Frita, do Diamante, do Chocolate, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário